"Sem a curiosidade que move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo, nem ensino". Autor: Paulo Freire.

30 de nov. de 2015

Universidade Federal do Estado de Santa Catarina.
Curso de Especialização de Educação na Cultura Digital.
Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto.
Cursista: Marise Goetten de Souza Linhares.
Núcleo Específico de Física
Professor: Henrique César da Silva.
Tutor: Jonathan Thomas de Jesus Neto.
Plano de Ação Coletiva 3 – PLAC3
Professora: Marimar Silva
Tutor: Franco Maximiliano Rodriguez Migliarini

Atividade 01: Ação 02 / Como será realizada

Essa atividade será desenvolvida com os alunos do 1º. Ano do ensino médio e será efetuada em quatro aulas conforme abaixo discriminadas:
1ª. Aula – Apresentação da temática que será abordada/trabalhada – Energia Elétrica (nessa primeira aula os alunos ficarão a par do assunto que abordaremos nas próximas 4 aulas, tendo como prioridade a matriz energética brasileira de maior consumo ou seja a hidrelétrica. Neste período teremos explanação de modo expositivo, com a possibilidade de apresentarmos textos prontos, retirados da internet, sobre o tema proposto, sobre o tema energia elétrica. 
2ª. Aula – Os alunos receberão um texto no qual será feito uma leitura reflexiva visando ao máximo à conscientização no consumo deste agente tão importante para nossas vidas que é a energia elétrica.
3ª. Aula – Será desenvolvido no laboratório de informática e/ou até mesmo dos próprios aparelhos celulares, smartphones ou tablets dos alunos uma aula prática num simulador/aplicativo da web sobre o consumo de eletrodomésticos que os mesmos possuem em suas casas. Os mesmos tabularão os valores do consumo que suas famílias estão tendo.
4ª. Aula – Os alunos a partir dos dados obtidos dos valores da prática realizada no aplicativo simulador farão um comparativo com a fatura de consumo de energia de suas residências, onde o conceito de racionalidade, respeito ao meio ambiente associado à conscientização poderá fazer a diferença. A proposta é esta, tendo em vista o foco pré-estabelecido de maneira gradual e consistente.
Links dos aplicativos:
Este é um bimestre cheio de correrias e contratempos, já que a maior correria agora é em busca de notas para fechar média e passar de ano ou estudar para o exame; além de que, há  feriados bem como reuniões pedagógicas, que fogem da nossa capacidade, administrar estas aulas com mais ou menos volume de aprendizagens. Há alunos que se consideram já aprovados, com media igual a 7 (ou 28 pontos) e que não demonstram interesse e acabam incomodando em classe enquanto que outros precisam de nota estão se demonstrando interessados, empenhados, interagem trazem diálogos diferentes dos costumeiros.

REFERÊNCIAS

http://www.dicionarioinformal.com.br/heur%C3%ADstica/

http://www.if.usp.br/gref/eletro/eletro4.pdf

http://economiadeenergia.com.br/dicas/35-como-economizar-energia/76-porque-economizar-energia-.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se! Dê sua opinião.