Universidade
Federal do Estado de Santa Catarina.
Curso de Especialização
de Educação na Cultura Digital.
Escola de Educação
Básica Engenheiro Annes Gualberto.
Cursista: Marise
Goetten de Souza Linhares.
Núcleo
Específico de Física
Professor: Henrique César
da Silva.
Tutor: Jonathan Thomas
de Jesus Neto.
Plano
de Ação Coletiva 3 – PLAC3
Professora: Marimar
Silva
Tutor: Franco
Maximiliano Rodriguez Migliarini
Atividade 01: Ação 02 / Como será realizada
Essa
atividade será desenvolvida com os alunos do 1º. Ano do ensino médio e será
efetuada em quatro aulas conforme abaixo discriminadas:
1ª.
Aula – Apresentação da temática que será abordada/trabalhada – Energia Elétrica
(nessa primeira aula os alunos ficarão a par do assunto que abordaremos nas
próximas 4 aulas, tendo como prioridade a matriz energética brasileira de maior
consumo ou seja a hidrelétrica. Neste período teremos explanação de modo
expositivo, com a possibilidade de apresentarmos textos prontos, retirados da
internet, sobre o tema proposto, sobre o tema energia elétrica.
2ª.
Aula – Os alunos receberão um texto no qual será feito uma leitura reflexiva
visando ao máximo à conscientização no consumo deste agente tão importante para
nossas vidas que é a energia elétrica.
3ª.
Aula – Será desenvolvido no laboratório de informática e/ou até mesmo dos
próprios aparelhos celulares, smartphones ou tablets dos alunos uma aula
prática num simulador/aplicativo da web sobre o consumo de eletrodomésticos que
os mesmos possuem em suas casas. Os mesmos tabularão os valores do consumo que
suas famílias estão tendo.
4ª.
Aula – Os alunos a partir dos dados obtidos dos valores da prática realizada no
aplicativo simulador farão um comparativo com a fatura de consumo de energia de
suas residências, onde o conceito de racionalidade, respeito ao meio ambiente
associado à conscientização poderá fazer a diferença. A proposta é esta, tendo
em vista o foco pré-estabelecido de maneira gradual e consistente.
Links
dos aplicativos:
Este
é um bimestre cheio de correrias e contratempos, já que a maior correria agora
é em busca de notas para fechar média e passar de ano ou estudar para o exame;
além de que, há feriados bem como
reuniões pedagógicas, que fogem da nossa capacidade, administrar estas aulas
com mais ou menos volume de aprendizagens. Há alunos que se consideram já
aprovados, com media igual a 7 (ou 28 pontos) e que não demonstram interesse e
acabam incomodando em classe enquanto que outros precisam de nota estão se
demonstrando interessados, empenhados, interagem trazem diálogos diferentes dos
costumeiros.
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse-se! Dê sua opinião.