·
PLAC
3 – ATIVIDADE 1 – O que será realizado
Iremos abordar um
assunto extremamente contemporâneo e de extrema importância no que diz respeito
ao consumo e uso racional de energia elétrica, despertando de modo didático que
o tema proposto se refere ao dia a dia do aluno, sua família, trabalho e
circulo de amizade, etc. Consideramos que o tema: “consumo de energia elétrica”
trás uma dinâmica otimista e reflexiva de um assunto bastante atual e relevante
para a sociedade e contribui de maneira muito especial para a formação de
nossos alunos, procuramos dessa forma implantar uma postura ambiental
responsável e equilibrada dentro do contexto em que vivemos.
A contribuição que essa
integração irá oferecer para os estudantes é que diante do fator consumo,
deve-se prioritariamente haver a consciência na qual se aplicarão conceitos
matemáticos, ao serem utilizados programas de simulação: a quantidade de
energia elétrica consumida; a quantidade de energia que poderá ser economizada;
fazer a comparação da simulação com a fatura de energia elétrica que chega a
suas residências mensalmente.
Este pode ser o início
de uma experiência que poderá ser extensiva para outras formas de consumo (uso
racional do consumo de água, uso racional do consumo de combustível), possibilitando
estudar também outras formas de energia. Essa experiência poderá enriquecer
quando o estudante deixar seu legado dentro do ambiente escolar, mais ainda:
aplicando em sua rotina diária – em casa, trabalho, entre outros locais; pois poderá exercer tal conhecimento influenciando/contagiando
outros a terem a mesma postura no que diz respeito ao uso racional energético.
Com essa nova pratica
pedagógica, o aluno retém mais o que é estudado, assimila melhor o assunto
abordado em classe; já a unidade escolar, tem muito a ganhar com esse tipo de
metodologias, utilizando as TDICs, pois, significa algo inovador, e com alunos
melhorando seu desempenho escolar, suas notas e outras qualidades, melhora
inclusive o conceito da escola perante a comunidade, bem como perante vizinhos,
colegas e familiares dos estudantes.
O trabalho interdisciplinar
fortalece a aprendizagem por parte do aluno, bem como interliga as disciplinas,
os professores se tornam uma equipe: onde um ajuda o outro inclusive trocam
experiências, incentivam o uso de outras tecnologias, além do que uma feira de
ciências, por exemplo, se torna mais rico em detalhes, pois não abrange só uma
dimensão, mas várias. Essa prática/interação disciplinar pode ser feita de modo
interdisciplinar, por exemplo, abrangendo as disciplinas de matemática, física,
química, nas leituras a interpretação e compreensão de textos (língua
portuguesa), mas neste momento, não irá ocorrer com outros professores desta
maneira porque estamos em diferentes níveis de ensino, e
diferentes conteúdos, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse-se! Dê sua opinião.